A todos os pais/encarregados de educação do Distrito de Viseu:

A todas as associações de pais/encarregados de educação do Distrito de

Viseu:

Os pais e encarregados de educação (E.E.) são fundamentais no percurso escolar dos nossos filhos/educandos. Sabendo que a esmagadora maioria dos pais/E.E. se preocupa muito com os seus educandos e se esforça para lhes proporcionar uma boa educação, faz-se aqui um apelo público à participação associativa, pois, muitas vezes, é necessário estarmos juntos para conseguirmos ir um pouco mais longe.

As associações, federações, confederações etc. de pais/E.E. apenas podem ter como propósito o bem-estar e a educação de todas as crianças e jovens. É com a participação de cada um de nós que se garante tal propósito.

A Frapviseu existe desde 1989 e tem desenvolvido um trabalho em prol de uma Escola melhor para Todos, desde a(s) resposta(s) às muitas solicitações das Associações de Pais do Distrito de Viseu e tem tido assente permanente no Conselho Municipal de Educação da Autarquia de Viseu. Desde 1989 muito ou pouco foi feito, mas fizemos o que este ao alcance dos diversos Órgãos Sociais eleitos através dos seus normativos.

A complexa questão de saúde pública que continuamos a atravessar trouxe alterações profundas ao ensino. É necessário permanecermos atentos. É necessário reunirmos e falarmos entre nós para avaliarmos as consequências destas alterações. É necessário trabalharmos em conjunto, de forma construtiva, na diminuição das consequências negativas, mas também para partilharmos as experiências positivas. É necessário apoiarmo-nos uns aos outros, solidariamente e termos um espaço comum até para nos exprimirmos e socializarmos.

Hoje em dia, pede-se a toda a Comunidade Educativa que participe ativamente nos processos educativos, tais como na Autonomia e na Flexibilidade Curricular, ou no âmbito da municipalização da Educação e respetiva transferência de competências para o nível municipal.

Por vezes, a participação nas associações/federações acarreta custos (de tempo e dinheiro) e há por vezes receio entre os pais/E.E. em participar. Hoje em dia, com o avanço rápido das novas tecnologias de reunião através da Internet, temos a possibilidade de participar em reuniões, de manter o contacto, de partilhar as nossas preocupações, de saber como se atua em realidades diferentes das nossas. Tudo isto de uma forma mais simples, mais rápida e mais ecológica. Por vezes, uma simples reunião é o suficiente para dar visibilidade a determinada questão e mesmo para encontrar a sua resolução.

Num tempo em que tivemos de nos isolar em casa, não podemos deixar cair o sentido de comunidade. Temos de estar cada vez mais juntos! E é possível!

Contamos convosco e a Vossa participação!

Rui Martins, Presidente da Assembleia Geral da Frapviseu