A todos os pais/encarregados de educação do Distrito de Viseu:

A todas as associações de pais/encarregados de educação do Distrito de

Viseu:

Os pais e encarregados de educação (E.E.) são fundamentais no percurso escolar dos nossos filhos/educandos. Sabendo que a esmagadora maioria dos pais/E.E. se preocupa muito com os seus educandos e se esforça para lhes proporcionar uma boa educação, faz-se aqui um apelo público à participação associativa, pois, muitas vezes, é necessário estarmos juntos para conseguirmos ir um pouco mais longe.

As associações, federações, confederações etc. de pais/E.E. apenas podem ter como propósito o bem-estar e a educação de todas as crianças e jovens. É com a participação de cada um de nós que se garante tal propósito.

A Frapviseu existe desde 1989 e tem desenvolvido um trabalho em prol de uma Escola melhor para Todos, desde a(s) resposta(s) às muitas solicitações das Associações de Pais do Distrito de Viseu e tem tido assente permanente no Conselho Municipal de Educação da Autarquia de Viseu. Desde 1989 muito ou pouco foi feito, mas fizemos o que este ao alcance dos diversos Órgãos Sociais eleitos através dos seus normativos.

A complexa questão de saúde pública que continuamos a atravessar trouxe alterações profundas ao ensino. É necessário permanecermos atentos. É necessário reunirmos e falarmos entre nós para avaliarmos as consequências destas alterações. É necessário trabalharmos em conjunto, de forma construtiva, na diminuição das consequências negativas, mas também para partilharmos as experiências positivas. É necessário apoiarmo-nos uns aos outros, solidariamente e termos um espaço comum até para nos exprimirmos e socializarmos.

Hoje em dia, pede-se a toda a Comunidade Educativa que participe ativamente nos processos educativos, tais como na Autonomia e na Flexibilidade Curricular, ou no âmbito da municipalização da Educação e respetiva transferência de competências para o nível municipal.

Por vezes, a participação nas associações/federações acarreta custos (de tempo e dinheiro) e há por vezes receio entre os pais/E.E. em participar. Hoje em dia, com o avanço rápido das novas tecnologias de reunião através da Internet, temos a possibilidade de participar em reuniões, de manter o contacto, de partilhar as nossas preocupações, de saber como se atua em realidades diferentes das nossas. Tudo isto de uma forma mais simples, mais rápida e mais ecológica. Por vezes, uma simples reunião é o suficiente para dar visibilidade a determinada questão e mesmo para encontrar a sua resolução.

Num tempo em que tivemos de nos isolar em casa, não podemos deixar cair o sentido de comunidade. Temos de estar cada vez mais juntos! E é possível!

Contamos convosco e a Vossa participação!

Rui Martins, Presidente da Assembleia Geral da Frapviseu

Em conformidade com os Estatutos, convoco uma Assembleia Geral Ordinária da Frapviseu – Federação Regional das Associações de Pais de Viseu, a realizar no próximo dia 24 de Abril de 2021, pelas 9,30h, via Zoom, acedendo aqui:

https://zoom.us/j/91410392514?pwd=ZE5ManVOekJqaGlqd3o5dDRCR1d2QT09

ou pelos seguintes dados:

ID da reunião: 914 1039 2514
Senha de acesso: Frap2021

com a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Informações;

2 – Eleição dos Novos Órgãos Sociais;

3 – Designação dos Representantes da Frapviseu para o Conselho Municipal de Educação da Câmara Municipal de Viseu e Comissão e Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Viseu

4 – Outros assuntos de interesse para o Movimento de Pais.

Como acreditação sugere-se o envio através da plataforma Zoom de declaração em anexo a esta Convocatória;

Para dar cumprimento ao ponto número 2 da ordem de trabalhos cabe aos interessados em enviar proposta de lista para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao dia 22 de Abril de 2021. No dia da Assembleia Geral a votação será realizada conforme decisão a tomar e à distância durante a própria Assembleia.

Se á hora marcada não estiver presente o número de sócios indispensável ao funcionamento da Assembleia, esta, reunirá meia hora mais tarde com qualquer número de
Sócios.

Viseu, 16 de Abril de 2021

Rui Martins, Presidente da Assembleia Geral da Frapviseu


Em conformidade com os Estatutos, convoco uma Assembleia Geral Ordinária da Frapviseu – Federação Regional das Associações de Pais de Viseu, a realizar no próximo dia 13 de Março de 2021, pelas 10h, via Zoom, com a seguinte ordem de trabalhos:


1 – Informações;

2 – Apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas do ano de 2018-2020;

3 – Eleição dos Novos Órgãos Sociais;

4 – Designação dos Representantes da Frapviseu para o Conselho Municipal de Educação da Câmara Municipal de Viseu

5 – Outros assuntos de interesse para o Movimento de Pais.

Para dar cumprimento ao ponto número 3 da ordem de trabalhos cabe aos interessados em enviar proposta de lista para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao dia 11 de Março de 2021. No dia da Assembleia Geral a votação será realizada conforme decisão a tomar e à distância durante a própria Assembleia.


Se á hora marcada não estiver presente o número de sócios indispensável ao funcionamento da Assembleia, esta, reunirá meia hora mais tarde com qualquer número de Sócios.


Viseu, 19 de Fevereiro de 2021

Rui Martins

Presidente da Assembleia Geral da Frapviseu

 Publicação: Diário da República n.º 15/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-01-22
  •  Emissor:Presidência do Conselho de Ministros
  •  Entidade Proponente:Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
  •  Tipo de Diploma:Decreto-Lei
  •  Número:8-B/2021
  •  Páginas:29-(11) a 29-(14)

Decreto-Lei n.º 8-B/2021

de 22 de janeiro

Sumário: Estabelece um conjunto de medidas de apoio no âmbito da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais.